As doações de leite materno são responsáveis por salvar a vida de centenas de recém-nascidos em todo o Distrito Federal. Os bancos de leite , desempenham um papel central para que esses bebês não fiquem sem alimento.

Contudo os estoques dos bancos de leite humano precisam sempre estar em alta, tendo em vista que a demanda é muito grande.

A oferta de leite humano a esse bebês contribui para seu desenvolvimento adequado e recuperação mais rápida , além de  reduzir  o tempo de internação.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso, se o bebê for prematuro, 1 ml por mamada já é o suficiente para nutri-lo.

Como doar

Toda mulher que está amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos. Para se tornar doadora, basta ligar para o telefone 160, opção 4. Depois disso, as equipes do Banco de Leite Humano entrarão em contato para agendar a visita do Corpo de Bombeiros.

Reforço no Serviço de Coleta domiciliar

No DF os  militares do Corpo de Bombeiros reforçam os serviços de aleitamento na rede pública de saúde, principalmente a coleta domiciliar de leite materno. Os militares da corporação fazem visitas às casas das mães que desejam amamentar, com o suporte dos servidores dos bancos de leite humano.

Afim de reforçar esse serviço de grande valia, o deputado distrital, Eduardo Pedrosa (UB-DF),conseguiu  a liberação de recurso para que o Corpo de Bombeiros do DF, adquira viatura para coleta domiciliar de leite materno.

Em uma publicação nas redes sociais o parlamentar ressaltou a importância dos Bancos de leite:

” Os bancos de  leite são importantes  para bebês que nascem prematuros e com baixo peso e podem salvar vidas!”

 

Da Redação

 FONTE: https://www.midialternativa.com.br/doar-leite-materno-nutricao-e-afeto/